Seguidores

13.3.10

SERRA DO RIO DO RASTRO e URUBICI - (viagem parte III)

O meu amigo Adilson Simões, mentor intelectual dessa viagem, me disse que subir a Serra do Rio do Rasto seria um dos pontos altos da viagem, Pura verdade! Serpenteando entre montanhas altíssimas de pura rocha, tivemos uma vista maravilhosa pois o dia estava a nosso favor.



O interessante é que em qualquer lugar que se olhe, existe sempre um cenario especial.
Borboletas e flores cobrem as margens da estrada, nos obrigando a parar para fotografar.




Os manacás estavam florindo e cobriam a serra, embelezando ainda mais a paisagem.





E as cachoeiras? Ah, muitas e cada qual querendo disputar o concurso de mais bonita.










A Serra do Rio do Rastro é uma dos  locais que o turismo não explora. Pouco divulgada é sem dúvida um dos cartões postais das serras Catarinenses.




Finalmente chegamos a nosso destino, a pequena cidade de Urubici (que significa passaro com asas brilhantes). A cidade em sí, nada tem de especial e neste dia iniciava a Festa das Hortaliças, enchendo os pouquissimos hoteis de plantadores e compradores. A surpresa porém estava para acontecer no dia seguinte, quando guiados por Alex, um ex-seminarista, fomos conhecer os encantos locais.

A neblina ainda cobria os campos, quando iniciamos nosso passeio, por uma estrada de terra, poeirenta.

Já do alto, a paisagem da neblina entre os morros, era algo de prender a respiração. O branco das nuvens ficava mais forte contra os matizes de azul do horizonte.
Nosso destino era o Morro da Igreja onde está localizada um monumento natural chamado Pedra Furada.


Fica difícil descrever com palavras a visão que se tem do alto do Morro da Igreja. Aos poucos o sol obrigava a neblina a se dissipar mostrando os canyons e as formações rochosas do cenário.
Vamos  apreciar a vista.





As araucárias completavam a paisagem, desenhando extranhas formas no ceu azul.



Uma rápida passada pelo Veu da Noiva (sempre tem um em qualquer lugar que eu vou) e rumamos para a Serra do Corvo Branco, onde mais surpresas estavam nos aguardando.





A foto à direita, mostra uma passagem escavada pelo homem, na rocha, com 85 metros de altura. Foi preciso muita dinamite e muitos homens para fazer essa escavação. A visão é impressionante.

Os penhascos gigantescos estão em todos os lados. Aliás, tudo é gigantesco, até a vegetação, com enormes folhar do que eles chamam de urtiga.




E assim deixamos Urubici, cidade de nome extranho, e de maravilhosas paisagens. Não sei se alguma outra vista vai nos impressionar tanto como a do Morro da Igreja com sua pedra furada pelo vento constante que esculpe canyons e formas nessas montanhas rochosas.










Na saida em direção a São Joaquim, encontramos essas duas casas que aparentemente foram visitadas várias vezes pelos "amigos do alheio". Um singelo aviso para que não perdessem mais tempo.



Clique nas imagens para visualizar em tamanho maior.


mmsalles março 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário