Seguidores

11.3.10

LAGUNA CIDADE HISTÓRICA E CURIOSA (viagem parte II)





A cidade de Laguna, em Santa Catarina, é um marco histórico na historia do Brasil. Foi lá que a menina Anita, casada com um bêbado, decidiu enfrentar toda a cidade e juntar-se com o guerilheiro italiano, chamado Giuseppe Garibaldi, que lutava junto aos gaúchos na Guerra dos Farrapos, ou Revolução Farroupilha. Mas não é somente por esse motivo que a cidade de Laguna é famosa. 







Um fato curioso acontece em Laguna, onde equipes do mundo inteiro, inclusive do National Geographic Magazine, já mostraram na TV. É a pesca da tainha, ajudada por botos (especie de golfinho). Os botos cercam o cardume de tainhas e levam para a praia bem perto dos pescadores, que de tarrafa enchem o cesto de peixes. Ainda não é bem explicado esse fenomeno, mas isso acontece diariamente, sendo mais proveitoso no inverno.


Observados por gaivotas, martins pescadores ou siplesmente gatos de rua, os pescadores se revezam o dia todos, a espera dos botos brincalhões, que, quando não estão pescando surfam nas ondas em manobras legais.
Do alto do morro, entre antenas de TV, radio e telefone, a Virgem da Gloria observa a cidade.

No centro histórico esta situada a casa de Anita Garibaldi, carinhosamente chamada apenas de Casa da Anita. Uma casa simples, de um amarelo bem forte, pobremente mobiliada. 
Anita não foi uma mulher bonita, mas apaixonou-se loucamente pelo italiano Garibaldi (que por sinal  nada tinha de parecido com Tiago Lacerda na casa das sete mulheres).







E assim chegamos ao final dessa etapa de viagem, deixando Laguna para subir a Serra do Rio dos Rastros em direção a Urubici e São Joaquim. Mas isso é assunto do proximo blog.

Parte da equipe de aventureiros. Faltou um que serviu de fotografo e irá aparecer no futuro.
mm salles


Um comentário:

  1. Q lindas as fotos!!! Que saudadesssssssss!!!!! Cuida bem dos meus pais hein! ;-) Bjao a todos! E parabens pelo blog/fotos!
    Bjao, Re!

    ResponderExcluir