Seguidores

4.2.10

Quero ser dono do mundo


Quero ser dono do mundo
para poder te possuir.
Quero ser dono do mundo
para seu corpo incluir
como um pedaço de mim.

Quero ser dono do mundo
e poder aproveitar
mergulhando bem no fundo
deste teu perdido olhar.

Quero ser dono do mundo
e em beijos te envolver.
Quero ser dono do mundo
para evitar mais sofrer,
e se é forte o meu querer...
quero ser dono do mundo
para nunca te perder.

mm salles 2006

2.2.10

2 DE FEVEREIRO - FESTA DE YEMANJÁ











































































Dia 2 de Fevereiro
dia de festa no mar
eu quero ser o primeiro
pra salvar Yemanjá...
Dorival Caymmi
Os versos do poeta e compositor Caymmi, dizem bem o que é a festa de Yemanjá. Já na madrugada, os terreiros de candombé, ocupam seu espaço na areia da praia do Rio Vermelho e durante o dia todo, cantam, dançam, dão passes e banhos de folhas em quem quer e precisa.
O sol já as 9 da manhã está torrando a multidão chega lentamente. O calor é de 32o C e a fila para ver Yemanjá em sua casa, ao lado do mercado do peixe, já está quase 1 kilometro.
No mar, centenas de barcos levam fiéis até o alto mar, para que eles possam jogar seus presentes pessoalmente. Outros, preferem deixar as flores na barraca de oferenda, que depois são colocadas em cestas novas e serão jogadas para a Orixá, bem distante no mar. Se alguma coisa retornar, o pedido não será atendido.
Yemanjá é vaidosa e só gosta de flores, perfumes, talco, pentes e espelho,(hum, conheço mulheres assim...) para que em sua morada, possa se enfeitar para os marinheiros perdidos que a ela vão se juntar.
Conta a lenda, que ela também tem um palácio na Lagoa de Abaeté, mas a festa mesmo é no Rio Vermelho, com direito a centenas de ambulantes, capoeira, banda de musica, trio elétrico, muita caipirinha de frutas e agua para aguentar o calor.
A festa é bonita e após o meio dia, os presentes saem de barco, numa procissão onde o acompanhamento são lanchas e veleiros e lá se vão os presentes para dentro da agua. Se acharem uma boa corrente maritima vão parar na Africa ou algum estado do sul.
As fotos foram tiradas hoje pela manhã. Fiz uma pequena seleção para mostrar.
Para encerrar este post, me despeço com a saudação para a rainha das aguas:
Odoyá Iemanjá
PS. Se quiser ver as fotos em tamanho grande é só clicar em cima da foto.