Seguidores

11.8.11

99 ANOS DO ESCRITOR JORGE AMADO


Se o meu querido amigo Jorge Amado estivesse ainda entre nós, estaria completando 99 anos de vida. Além do carinho e amisade com que brindava seus amigos, onde quer que estivessem, Jorge e Zelia eram pessoas de um carisma e de uma simplicidade fora do comum. A saudade que nos deixaram, quando partiram para a longa viagem, apenas é diminuida pelas homenagens sempre presentes na Bahia, no Brasil e no mundo.

Esta foto, tirada há muito tempo, mostra o casarão azul onde anos mais tarde foi intalada a Fundação Casa de Jorge Amado, bem no coração do Pelourinho, local tão divulgado em seus romances. Foi lá, no dia 10 de Agosto deste ano, que houve uma homenagem a Jorge visando a abertura do ano do centenário em 2012.

De todas as inúmeras portas da Fundação, a magnífica vista do Pelourinho, a igreja de N. Senhora dos Pretos, o Convento do Carmo e o casario os senhores viam os negros serem castigados em praça pública, o que deu o nome ao local.

Como não podia deixar de ser, as homenagens começaram com a oferenda a Exú, Orixá do bem e do mal, que abre os caminhos quando reverenciado com farofa amarela, galinha, charutos e pinga, por um Pai de Santo representando os terreiros que Jorge foi Obá e protetor.


Myrian Fraga amiga de longa data de Jorge e Zelia
é Diretora Geral da Fundação


Arthur Sampaio, filho de um grande amigo de Jorge,
Mirabeau Sampaio, é o Presidente da Fundação.



Jorge foi um homem do povo, escrevia para o povo e mostrava as mazelas da Bahia de uma forma cativante e ao mesmo tempo realistica.  Seus personagens eram pessoas simples em lugares simples. Barqueiros, boêmios, prostitutas, malandros, coronéis, capitães de areia, todos eram pincelados tão fortes em suas palavras que nossa imaginação mergulhava nas paginas dos livros e viviamos com seus personagens cada aventura alí narrada. Personagens que ainda vemos nas ruas, como as que se seguem, todas fotografadas da janela da Fundação....

Uma vendedora de colares e bagulhos

Um homem que após a bebedeira desfila de cuecas pela rua.


Outra vendedora, tipo comum no Pelourinho.
Gente do povo, parte do folklore da Bahia

Após a homenagem a Exú, os tambores fizeram uma homenagem a Oxossi, o Orixá protetor de Jorge, e a baiana que tudo assistia, não resistiu ao toque e para a alegria de centenas de turistas, dançou na praça.





Mais tarde, a baiana gentilmente posou na entrada, em frente a placa de boas vindas escrita por Jorge.

O Pelourinho visto através de uma das grades da porta de entrada lateral.

Para encerrar este blog, presto minha homenagem ao amigo Jorge Amado, com algumas fotos de uma Bahia que já desapareceu, porém ficou eternizada em suas palavras e em nossas mentes.

Alagados


Candomblé



Pelourinho antes da reforma

 
Lavadeiras na lagoa do Abaeté.

Òké Aro!!! Arolé! Oxóssi!
Aonde você está, junto com seus amigos baianos Caribé, Mirabeau, Calazans e tantos outros, deve estar curtindo essas homenagens.

mecenas salles

Agosto 2011



Um comentário:

  1. Eu aqui novamente admirando seus escritos e fotografias. Grande homenagem ao grande Jorge
    Amado. Parabéns sempre.

    Luci

    ResponderExcluir