Seguidores

27.12.10

IGREJA DE SÃO FRANCISCO - BAHIA

Uma visita a uma das mais bonitas igrejas do mundo. São Francisco, a igreja de ouro, situada em Salvador, Bahia.Um deslumbrante cenário do barroco datado do século XVIII.

O Clautro fica centralizado .

enquanto toda a construção foi feita em sua volta.



os azuleijos vieram de portugal e foram colocados por volta de 1782, quando a obra foi concluída.

Parte externa da sacristia. A atual sacristia não é aberta a visitação.

corredor que leva a entrada lateral da igreja,





A igreja é toda folheada com lâminas de ouro.


O teto foi pintado por Frei Jeronimo da Graça.

Imagem de Sta. Luzia

São Francisco. Olha só o detalhe do candelabro de prata à direita da foto.

Esta e as fotos que se seguem, são esculturas em madeira significando os gigantes que suportavam o mundo em seus ombros. Curiosamente imagens pagãns, coisa comum no barroco.





abaixo os querubins que enfeitam a decoração.

Praça denominada "Terreiro de Jesús" onde está localizada a Igreja de São Francisco (ao fundo),
esperando a visita de vocês.

obrigado pela visita.
msalles Dez 2010

1.12.10

CANAVIEIRAS UMA CIDADE ESQUECIDA

A ARQUITETURA DE CANAVIEIRAS

A pacata cidade de Canavieiras, às margens do Rio Pardo, fica a 580 km de Salvador, no litoral sul. Situada na Costa do Cacau, a cidade atrai turistas e esportistas, principalmente os amantes da pesca e esportes náuticos.



A cidade conserva em sua arquitetura colonial, o retrato da época em que os fazendeiros de cacau traziam a prosperidade para a região.
Casas maltratadas pelo tempo são adquiridas por moradores de fora, que conservam a fachada e constroem belas e confortáveis residências.
a
Em frente ao rio, uma serie de casas antigas, foram reformadas e transformadas em bares e restaurantes, onde o povo da terra se mistura aos visitantes para longas conversas regadas por boa cerveja e pratos onde prevalece a culinária de frutos do mar.

Por sua simplicidade, a cidade foi palco da novela “Porto dos Milagres”, onde foram explorados seus coqueirais, praias desertas, mangues, ilhas e casarões coloniais.


Canavieiras é uma cidade que parece ter parado no tempo. As ruas são desertas, e a maioria do povo tem sua bicicleta para circular. Muitas casas abandonadas são adquiridas por alemãns ou suissos, que as reformam e alugam ou moram. A cidade é considerada o paraiso para pescadores de roubalos e marlins azuis. Mas isso é outra história que contarei depois.

texto e fotos por mecenas salles

13.8.10

O MORRO JÁ NÃO É MAIS O MESMO...



Barracão
De zinco
Sem telhado
Sem pintura lá no morro
Barracão é bangalô
Lá não existe
Felicidade
De arranha-céu
Pois quem mora lá no morro
Já vive pertinho do céu
(Luiz Antônio/Oldemar Magalhães)



Já se foi o tempo em que os morros do Rio de Janeiro, inspiravam os poetas e compositores, sempre falando dos barracões de zinco, onde a lua furava nosso zinco salpicando de estrelas nosso chão.
Já se foi o tempo em que subir o morro, era uma aventura sem perigos.
Hoje em dia, a madeira e o zinco dos barracos foi trocada por tijolos e lages de concreto, telhados cheios de antenas parabólicas, predios de apartamentos, onde moram turistas e cujo preço sobe a cada dia.
Esta foto do morro do Pavão, mostra bem a realidade de agora.
Os tiros aos poucos vão desaparecendo com a chegada da polícia de ocupação, entretanto, o morro com seu amontoado de casas e vielas, ajuda aos traficantes se esconderem  e praticarem seus crimes. No morro, nem tudo é mal. A grande maioria das familias, são gente boa e decente, de uma classe média baixa ou pobre.
Mas, esteticamente, o morro é lindo, exibindo nas encostas uma beleza plástica invejável.

Na musica do Jobim, um lamento que passou:

O morro não tem vez
E o que ele fez já foi demais
Mas olhem bem vocês
Quando derem vez ao morro
Toda a cidade vai cantar

E a cidade não cantou, o progresso trouxe miséria, tristeza, e a voz do morro, limitou-se aos sambistas e ao carnaval.
Hoje, o morro, nada mais é que uma imagem contrastada e escura da nossa realidade...


texto e fotos mecenas salles






1.8.10

PERUIBE, FRIO E CHUVA

Estou em Peruibe, litoral de São Paulo, na esperança de ir a uma pescaria de robalos em Iguape.
O dia de ontem foi um ceu azul, sem nuvens, sol, calor e é claro dia propicio para um churrasco regado com seus devidos acompanhamentos: Pinga, Caipirinha de frutas, Cerveja e historias dos lobisomens que aparecem por aqui e vistos somente por Zé do Coco.
Hoje, porém, não havia ceu. Apenas nuvens baixas, temperatura baixando  e vontade de fazer nada.
Um passeio de carro pelas praias, maquina fotografica no pescoço e algumas poucas fotos.



O mar devia estar gelado, pois até as sereias foram descansar em uma pedra. Olhavam tranquilas os poucos turistas que se atreviam a enfrentar o frio.


Um velho, quem sabe um pescador, olhava tristemente o mar cheio de ondas, que quebravam na praia com um ruido monotono e repetitivo. O que se passava no pensamento do velho homem, era difícil imaginar. O dia era triste e proprio para meditar.

Proprio tambem para uma soneca, já que a rede de pesca não ia ser usada mesmo. Nem tudo que cai na rede é peixe, diz o ditado, e aí está a prova fotografica.

É, pelo visto vai ser pescaria com agua por cima e por baixo.
Quem sabe os metereologistas se enganam mais uma vez?

mms

26.7.10

QUE ACONTECEU?

Nada. A ausência de postagens aqui no nosso blog, deve-se a falta exclusiva de tempo. Uma serie de outros afazeres de repente ocuparam todos os momentos e dei uma pausa.
Volto em breve, muito breve, com novas postagens, fotos, etc...
Desculpem.
mms

Farol de Itapoan

Salvador - Cidade baixa e Elevador Lacerda

Por de Sol na Marina

Um abraço
mms

29.6.10

DALLAS ARBORETUM - UM PARQUE ENCANTADO




Amigos e pessoas que visitam meu blog, me perguntam: porque eu só coloco fotos de flores, aves, animais e natureza? A resposta óbvia seria: porque eu gosto, ora...mas a verdade é outra.
Acho que cansei de ler notícias ruins, olhar filmes que só tratam de morte e maldade, viver em um país onde você fica encarcerado em sua casa enquanto os marginais assaltam, matam e praticam atrocidades.
Os poucos momentos em que se pode encontrar paz de espírito, hoje em dia, são quando estamos com amigos degustando um bom vinho, ou em algum parque onde a natureza ainda não foi corrompida pelos humanos.
São momentos de paz onde você pode meditar e procurar entender um pouco do cáos que é nosso mundo de hoje.


Todas as vezes que visito Dallas, o Arboretum é uma parada obrigatória. Acredito que os dois mais bonitos jardins do mundo, pelo menos os que conheço, o Keukenhof na Holanda e o Arboretum, em Dallas, são os mais bonitos.


Sentar em um dos bancos do parque, ligar para os amigos ou simplesmente ler um livro ouvindo o cantar dos passaros, olhar as flores e procurar adivinhar como podem ser tão coloridos esses pequeninos seres.


Essa escultura na foto acima, fazia parte da fachada de um predio muito antigo de Dallas. Eram quatro e foram doadas ao Arboretum, quando da demolição do predio.


Ops! será que derramaram tinta vermelha no passaro acima?


e o que me dizem do cidadão acima, comendo  tranquilamente uma noz, indiferente aos visitantes e suas curiosas maquinas fotograficas.





Esse post é só um pouquinho do Dallas Arboretum, um jardim bem cuidado no meio da cidade. O proximo blog será sobre as flores aquaticas que tambem estão nesse parque. Aguardem.

Obrigado pela visita
mm salles