Seguidores

1.12.10

CANAVIEIRAS UMA CIDADE ESQUECIDA

A ARQUITETURA DE CANAVIEIRAS

A pacata cidade de Canavieiras, às margens do Rio Pardo, fica a 580 km de Salvador, no litoral sul. Situada na Costa do Cacau, a cidade atrai turistas e esportistas, principalmente os amantes da pesca e esportes náuticos.



A cidade conserva em sua arquitetura colonial, o retrato da época em que os fazendeiros de cacau traziam a prosperidade para a região.
Casas maltratadas pelo tempo são adquiridas por moradores de fora, que conservam a fachada e constroem belas e confortáveis residências.
a
Em frente ao rio, uma serie de casas antigas, foram reformadas e transformadas em bares e restaurantes, onde o povo da terra se mistura aos visitantes para longas conversas regadas por boa cerveja e pratos onde prevalece a culinária de frutos do mar.

Por sua simplicidade, a cidade foi palco da novela “Porto dos Milagres”, onde foram explorados seus coqueirais, praias desertas, mangues, ilhas e casarões coloniais.


Canavieiras é uma cidade que parece ter parado no tempo. As ruas são desertas, e a maioria do povo tem sua bicicleta para circular. Muitas casas abandonadas são adquiridas por alemãns ou suissos, que as reformam e alugam ou moram. A cidade é considerada o paraiso para pescadores de roubalos e marlins azuis. Mas isso é outra história que contarei depois.

texto e fotos por mecenas salles

2 comentários:

  1. Adorei sua reportagem sobre Canavieiras, Mecenas. Dá vontade de ir pra lá agora e conferir a tranquilidade do lugar.
    Obrigada pelas lindas fotos, foi uma verdadeira viagem.
    Da fã e amiga.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Interessante a informação e fotos deste lugar. A tranquilidade é impressionante. Dá vontade de largar tudo e abraçar este sossego..rs.
    Abraços e boa semana.

    ResponderExcluir