Seguidores

26.1.10

















Roupas na corda, roupas no varal, roupas na cerca, tudo isso me chama a atenção quando estou viajando de carro e fotografando. Existe uma plasticidade na combinação das cores e das formas. Sob o ponto de vista estético, é sempre uma beleza a mais inserida na natureza ou simplesmente no "background" da foto.

O rico, seca suas roupas na sua secadora eletrica, porém o pobre, esse lava suas roupas em lagoas, rios, córregos e as pendura ao vento em galhos de arbustos, fios de arame farpados, cordas estendidas entre muros, enfim, onde houver um espaço livre.
A primeira foto foi tirada em Juazeiro, onde o Rio São Francisco, o "velho Chico" serve como tanque. As outras foram em Sergipe e Bahia, sendo a última em preto e branco e colorido, tirada nas margens da Lagoa de Abaeté, antes o paraíso das lavadeiras (ouça os versos de Caymmi na musica Lagoa do Abaeté) e hoje um perigoso ponto turistico destruido pela péssima urbanização em redor da lagoa.


Como disse o poeta Orestes Barbosa em sua magnifica composição "Chão de Estrelas":


"Nossas roupas comuns dependuradas,

na corda qual bandeiras agitadas,

pareciam um estranho festival...

Festa dos nossos trapos coloridos,

a mostrar que nos morros mal vestidos

é sempre feriado nacional..."
mm salles janeiro 2009







2 comentários:

  1. Lindíssimas,Mecenas! Adoro roupas no varal, ainda mais coloridas e com esse luz que só o nosso Brasil tem.
    A de Abaeté tem um efeito todo especial.
    Minha admiração e alegria.
    Beijos
    HB

    ResponderExcluir
  2. Estive em Lisboa na semana passada e me chamou a atenção a quantidade de casas com varal nas sacadas, principalmente em partes mais antigas da cidade. Fiquei pensando em fotografar, mas acabei não fazendo. Senão te mandaria algumas fotos para o seu blog. Abraços
    José Carlos

    ResponderExcluir